Notícias, eventos e serviços para você curtir Tucano e ficar por dentro de tudo que acontece na cidade.

COLUNISTA » Ana Bia

Ana Bia

Cirurgias estéticas

25/04/2014

Cirurgias estéticas

A autoestima elevada promove uma certa proteção no cérebro, evitando problemas relacionados à autoimagem, como a depressão, e ajudando até na recuperação de doenças. Quem recorre às cirurgias plásticas para melhorar a imagem acaba tendo benefícios além da aparência. Mas existem riscos e, por isso, as cirurgias estéticas só devem ser procuradas quando algum detalhe do seu corpo estiver incomodando a ponto de alterar seus hábitos, prejudicando-o na relação com outras pessoas. Se for o caso, vão aqui algumas dicas essenciais para o pré e pós- operatório:

 

1 - Atenção para a escolha do cirurgião que irá realizar essa cirurgia. Procure informações sobre o profissional no cadastro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o que pode ser feito por meio do site da entidade (www2.cirurgiaplastica.org.br), para confirmar que ele tenha a formação ideal.

 

2- Os períodos pré e pós-operatório são muito importantes, pois são momentos em que paciente e médico se conhecem, de fazer exames e retirar dúvidas. Não se submeta a uma operação sem cumprir esses passos.

 

3- O cirurgião deve explicar minuciosamente o procedimento, as possíveis complicações pós-operatórias e os cuidados necessários para diminuir ao máximo o risco cirúrgico. É importante também que o cirurgião explique a respeito da cicatrização e da anestesia. Para isso, é fundamental, pelo menos, uma reunião com o anestesista.

 

4 - Cirurgia não é milagre. Existem boas técnicas que, quando bem usadas por profissionais aptos, geram excelentes resultados. Após a intervenção cirúrgica, que  deve ser realizada em ambiente hospitalar, os cuidados devem ser redobrados para evitar, além de complicações, o retorno de indesejáveis gorduras, por exemplo.

 

5 - O melhor momento para ser submetida a uma cirurgia é quando o paciente consegue se organizar para não haver preocupações com outros assuntos, como trabalho, viagens e família. Na recuperação, a saúde é prioridade. É necessário programar os 15 primeiros dias de pós-operatório para descansar.

 

6 - O período de recuperação é muito importante, por isso obedeça todas orientações dadas por seu cirurgião e não esqueça de que massagens pós-operatórias, como as drenagens linfáticas são essenciais para o resultado final desejado.

 

7 - Só faça uso das medicações prescritas pelo seu médico e obedeça os horários e as doses para ingerir os medicamentos, que estão na receita.

 

8 - É essencial manter o acompanhamento e comparecer a todas as consultas marcadas antes e após a cirurgia.

 

Siga essas dicas e se consulte com a cirurgiã da Clínica Ana Bia Estética.