Notícias, eventos e serviços para você curtir Tucano e ficar por dentro de tudo que acontece na cidade.

Notícia

ECONOMIA

16/06/2017

1700 famílias de Tucano recebem cadastro ambiental; crédito vira realidade


Cerca de 1700 famílias de agricultores de Tucano receberam, nesta sexta-feira (16), o registro do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rural (Cefir), durante solenidade com a presença do governador Rui Costa.

 

O registro não apenas valoriza o imóvel rural como também regulariza questões ambientais, além de viabilizar o acesso ao crédito para investimentos na produção no campo.

 

O agricultor Eduardo Souza, morador de Caldas do Jorro, recebeu o registro das mãos do próprio governador. Ele representou todas as outras famílias de Tucano beneficiadas com o Cefir.

 

“Esse documento é algo que a gente esperava há muito tempo. Agora estamos aptos a buscar até mesmo empréstimo para melhorar nossa plantação”, comemorou o agricultor.

 

CADASTRO

Outros municípios da região também foram beneficiados, a exemplo de Quijingue, Teofilândia, Serrinha, Monte Santo e Barrocas. Ao todo, foram cadastradas 7.345 famílias.

 

Entre outros pontos, esse cadastro também cria um banco de dados estadual, que orienta o controle, o monitoramento e o planejamento ambiental e econômico do estado.

 

Desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), em parceria com o BNDES, o Cefir é uma importante ferramenta de gestão, servindo para orientar, elaborar e implementar as políticas públicas, fortalecendo a agricultura e o meio ambiente, além de levar desenvolvimento e aumento de renda para as regiões mais carentes.

 

TUCANO

O município de Tucano esteve representado pelo prefeito, Luiz Sérgio (Dr Sérgio), o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Jorge Seixas, além do presidente da Câmara, vereador Ronaldo Moura, e do vice-presidente João Marcos Araújo (Marcos do Raio X). A entrega dos certificados ocorreu no município de Quijingue.

 

O secretário Jorge Seixas acredita que novos cadastros serão emitidos pelo Governo do Estado. “Já temos 2100 agricultores em Tucano cadastrados. A nossa previsão é alcançar 5 mil cadastros no município”, espera.

 

O prefeito de Tucano ressaltou a importância do cadastro ambiental. “Essa era uma demanda antiga dos agricultores. Desde o início de nosso Governo estamos fazendo gestão junto ao Governo do Estado para a expedição dos certificados. Com esse documento em mãos, os agricultores terão novas perspectivas no campo”, afirmou Luiz Sérgio.

 

SECOM





Comentar matéria Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.